employer cover photo
employer logo
employer logo

Senior Noroeste Paulista

Engaged Employer

Comercial com péssima gestão estratégica da liderança (ou nenhuma) é a culpa é dos vendedores - Gestor De Negócios Júnior Senior Noroeste Paulista Employee Review

1.0
May 25, 2026
Recommend
CEO approval
Business Outlook

Pros

A empresa em si tem boas intenções, mas se tratando do setor comercial nada que não tenha em todo comercial.

Cons

A empresa criou uma operação comercial enterprise com alto nível de cobrança, mas sem a estrutura estratégica mínima para sustentar esse modelo de venda. A responsabilidade por inteligência de mercado, definição de segmentos, construção de estratégia comercial, mapeamento de concorrência, direcionamento de contas e geração de demanda acabou sendo empurrada para os vendedores, quando isso deveria partir das lideranças e da estrutura de marketing/comercial. O time comercial não era ruim tecnicamente. Pelo contrário. Existiam bons vendedores tentando compensar diariamente a ausência de direcionamento estratégico da gestão. Mesmo com duas lideranças diretamente ligadas ao time de novos negócios, praticamente não existia entrega consistente de inteligência de mercado ou estratégia comercial. Os treinamentos eram genéricos, superficiais e desconectados da realidade enterprise enfrentada no dia a dia. A gestão era muito mais voltada a cobrança, monitoramento e pressão por números do que construção real de operação comercial. Outro problema evidente era a distribuição desigual de leads inbound e listas de marketing. Alguns profissionais eram constantemente alimentados com oportunidades, enquanto outros precisavam sobreviver exclusivamente de prospecção fria. Isso naturalmente criava distorções de pipeline, percepção artificial de performance e comparações injustas dentro do time. No meu caso, o pipeline foi esvaziando justamente pela ausência de novas oportunidades distribuídas, enquanto outros profissionais continuavam sendo abastecidos com inbound. Depois disso, a justificativa utilizada para desligamento foi baixo rendimento. Em venda enterprise, resultado não se mede em recorte. Pipeline é consequência de construção, estratégia, distribuição de oportunidades e inteligência comercial. Obviamente tendo que lidar somente com leads 100% frios o rendimento de qualquer vendedor demora mais a aparecer o que se analisado em um contexto geral e não em recorte é esperado em qualquer operação. Também ficou evidente que houve expansão acelerada do time baseada em resultados momentâneos anteriores, sem uma estratégia sustentável para manter crescimento e geração de demanda no médio prazo. Quando os resultados deixaram de acompanhar a estrutura criada, a solução encontrada foi aumentar pressão sobre o time e realizar desligamentos responsabilizando individualmente os vendedores. A empresa possui potencial, mas enquanto a liderança continuar tratando problemas estruturais de estratégia e geração de demanda como se fossem exclusivamente falha individual de vendedor, a tendência é continuar existindo desgaste, rotatividade e desorganização comercial.

Explore other reviews about Senior Noroeste Paulista

3.0
May 15, 2026
Recommend
CEO approval
Business Outlook

Pros

A empresa possui um enorme potencial de crescimento, além de oportunidades interessantes para quem busca desenvolvimento e desafios. Há equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Cons

No entanto, conforme a empresa cresce e busca uma posição mais corporativa no mercado, existe uma grande distância entre o discurso e a prática no dia a dia. A cultura organizacional, que poderia ser um dos maiores diferenciais, acaba sendo impactada por favoritismos e relações pessoais que, muitas vezes, parecem ter mais peso do que mérito, entrega e competência. Isso gera desmotivação em profissionais dedicados, que deixam de se sentir reconhecidos de forma justa. Outro ponto que enfraquece o ambiente é a inconsistência entre os valores pregados pela liderança e as atitudes praticadas internamente. Há uma tentativa de estruturar processos e fortalecer a gestão, mas ainda com comportamentos muito ligados a uma dinâmica familiar e pouco profissional, o que gera a impressão de amadorismo. Apesar disso, continuo acreditando que a empresa tem capacidade de se tornar uma referência, desde que exista uma revisão da cultura, maior coerência da liderança e valorização mais transparente das pessoas pelo desempenho e não por proximidade, principalmente de quem se trata do grupo seleto de amigos de alguns gerentes e diretores.

1
2.0
Jun 9, 2026
Anonymous employee
Recommend
CEO approval
Business Outlook

Pros

Bons beneficios Horário de almoço extendido Formato hibrido

Cons

A empresa viveu um período de forte crescimento, mas, ao longo do tempo, parece ter se afastado de seu propósito original. Durante algum tempo, ainda manteve um ambiente mais humanizado, porém a cultura passou a se tornar cada vez mais opressiva e desorganizada, com cobranças desproporcionais aos recursos e condições oferecidos para a execução do trabalho. A comunicação é excessivamente centralizada, o que dificulta a autonomia e a tomada de decisão. Além disso, percebi práticas de favoritismo, onde a visibilidade e o reconhecimento muitas vezes parecem estar mais relacionados à proximidade com determinadas lideranças do que à qualidade das entregas. Entendo que empresas são ambientes corporativos e não uma família, mas respeito, coerência e condições saudáveis de trabalho deveriam ser princípios básicos. Apesar dos discursos sobre bem-estar, saúde mental e conformidade com normas relacionadas aos riscos psicossociais, a aplicação prática desses conceitos no dia a dia parece limitada. A organização ostenta certificações e reconhecimento ligados à diversidade, colaboração e qualidade do ambiente de trabalho, mas a experiência interna não reflete, na minha percepção, aquilo que é divulgado externamente. A cultura real de uma empresa se revela nas interações cotidianas e nas conversas entre colaboradores, e existe uma grande distância entre o discurso institucional e a realidade vivida por muitas equipes. Durante minha passagem, observei colegas adoecendo, lideranças com posturas excessivamente pressionadoras, metas frequentemente percebidas como inalcançáveis e comunicações que, em alguns momentos, assumiam um tom intimidador, especialmente em áreas ligadas ao comercial. Um dos discursos recorrentes da liderança é que os valores da empresa não precisam ser decorados, mas vividos. Concordo plenamente com essa visão. No entanto, fica a sensação de que essa expectativa recai principalmente sobre a operação, enquanto parte da liderança não demonstra os mesmos comportamentos que exige dos colaboradores. Outro ponto que me incomodou foi a forma como o protagonismo é incentivado. Muitas vezes, existe uma expectativa de iniciativa sem direcionamento claro, contexto ou critérios objetivos. Isso gera insegurança e leva as pessoas a tentarem adivinhar o que a liderança espera, em vez de trabalharem com clareza de propósito. Em alguns momentos, o ambiente se torna mais uma disputa de egos e visibilidade do que uma construção coletiva de resultados. É uma pena, porque acredito que a empresa já foi um lugar muito melhor para se trabalhar. Ainda existem profissionais talentosos e boas iniciativas, mas a essência que um dia tornou o ambiente positivo parece ter se perdido ao longo do caminho.

2
See reviews by: Helpful|Rating|Date|All