I applied through an employee referral. The process took 3 weeks. I interviewed at PicPay (São Paulo, São Paulo) in Jul 2021
Interview
Fui indicado por um amigo e comecei o processo recebendo contato do Tech Manager da squad. Batemos um papo bem legal sobre o propósito da squad, os desafios encarados e alinhamos as expectativas.
Após isso fui para uma entrevista técnica com dois desenvolvedores, dos quais foram muito bacanas, simpáticos e educados.
Duas semanas depois recebi um contato de uma recrutadora dizendo que eu havia sido classificado como Júnior e perguntando se eu tinha interesse em assumir essa posição e eu disse que sim. Então seguimos adiante no processo, recebi uma proposta e aceitei.
Interview questions [1]
Question 1
Perguntas diversas sobre OO, Java, Design Patterns, Spring Boot, Microservices, Mensageria, Testes unitários e de integração, Docker, Cloud e etc...
No fim tem um pair programming.
Ei, como você está? A gente fica orgulhoso em ler seu feedback, por saber que estamos no caminho certo para construirmos o melhor ambiente , juntos (as)! As suas impressões são super importantes para aprimorarmos nossos processos, por isso agradecemos pela disponibilidade e franqueza. Um abraço!
Other Desenvolvedor Java Pleno Interview Reviews for PicPay
Foi o processo seletivo mais completo que ja participei, durou umas 3 semanas. Inicialmente foi uma conversa com o RH, só pra falar um pouco sobre mim e sobre minhas experiências, e saber mais da vaga. Depois foi uma entrevista técnica, que durou 1:30, com 3 desenvolvedores muito legais e que fizeram com que eu me sentisse muito confortável, os 30 primeiros minutos foi mais uma conversa sobre soft skills e depois o resto da entervista foram perguntas mais técnicas.
A próxima entrevista foi um fit cultural de 15 minutos, mais pra falar sobre os valores da empresa.
I applied through a recruiter. The process took 4 weeks. I interviewed at PicPay (São Paulo, São Paulo) in Jan 2024
Interview
Fui contatada por um recrutador através do Linkedin, tive um primeiro bate papo com ele, algo bem tranquilo, ele queria apenas me conhecer, alinhas expectativas e explicar como seria o processo seletivo. Na mesma semana tive a entrevista técnica, foram com 3 desenvolvedores de diferentes senioridades, também foi uma entrevista muito tranquila, desde o começo uma das entrevistadora disse que queria fazer fora do padrão original das entrevistas do Picpay, então invés de 2h a entrevista durou apenas 1h e não teve o teste técnico, foram apenas perguntas conceituais, no momento que eu não sabia a resposta ou tinha alguma dificuldade para explicar eles me auxiliavam até chegar na resposta final. Após 3 dias o recrutador entrou em contato comigo dando um feedback super completo da entrevista técnica com indicações de materiais de estudos para os pontos que tive mais dificuldade e disse que de acordo com minha avaliação eles gostariam de seguir comigo no processo, mas para o nível Júnior, eu aceitei e tive uma entrevista com o tech lead da equipe, não teve nada técnico, ele só queria entender como era meu comportamento no dia a dia no trabalho, minha relação com meus pares, etc. Bom, depois dessa entrevista não tive um retorno, então depois de 1 semana entrei em contato com o recrutador, ele me respondeu dizendo que o gestor da vaga preferiu seguir com outro perfil no momento.
Interview questions [1]
Question 1
Entrevista Técnica:
Qual a diferença entre sobrescrita e sobrecarga?
Qual a diferença entre ArrayList e LinkedList?
O que eu conhecia de exceções e como eu as tratava? E se conhecia uma anotação do SpringBoot que faz o tratamento dessas exceções.
Qual a diferença entre matriz, vetor e array?
Qual a diferença entre SQL e NoSQL?
Qual anotação eu usuaria em uma Query SQL para dizer que o preenchimento de um campo é opcional?
Qual a diferença entre Monolito e Microsserviços?
Através de qual arquivo é possível fazer o gerenciamento dos microsserviços. (Nesse momento queria que eu falasse sobre o Spring Cloud Config)
Qual a diferença entre as anotações @Controller e @RestController?
Se eu conhecia sobre Design Patterns e se poderia falar sobre o Singleton.
Entrevista com Tech Lead:
Como é minha relação com os seniores da minha equipe.
Como é minha comunicação no dia a dia com as pessoas da minha equipe.
Quanto eu me interesso pela área de negócios.
Como eu organizano meus estudos.
I applied online. The process took 2 weeks. I interviewed at PicPay (Uberlândia) in Feb 2023
Interview
Processo de entrevista foi completo, abordou muitos pontos que geralmente passam despercebidos em outras entrevistas que já fiz. Eu gostei de participar do processo pois senti que tive a atenção necessária para um processo de contratação.
Interview questions [1]
Question 1
No processo final para avaliação foi pedido para realizar a revisão de um código fonte disposto pela equipe.